A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) prevê investir sete milhões de euros em novos loteamentos na Zona Industrial Logística (ZIL) de Sines de forma a acomodar grandes investimentos no sector petroquímico.

Para a “zona 1”, localizada a norte do parque, será aplicado um valor superior a dois milhões de euros que englobará o loteamento de uma área de 15,7 hectares para servir de base a “investimentos de dezenas de milhões de euros em unidades associadas ao biodiesel, construção e alguma logística”, afirma Filipe Costa, Presidente Executivo da AICEP Global Parques.

Já na “zona 2” da ZIL, serão investidos mais de cinco milhões de euros no loteamento de uma área de 44,3 hectares para fazer face aos projectos de petroquímica que estão em carteira e à expansão dos seus clientes ligados a este sector.

De forma a dar resposta ao incremento da capacidade de movimentação de contentores no porto de Sines, com a ampliação do Terminal XXI e a construção do Terminal Vasco da Gama, está ainda prevista a expansão da actual Zona de Actividades Logísticas (ZAL).

“Queremos avançar, em 2020, com o início da primeira fase do loteamento da ZAL extra-portuária, contígua ao futuro terminal Vasco da Gama, para acompanhar a dinâmica que será criada por estes investimentos que estimam um aumento da capacidade de movimentação de contentores dos actuais 2,1 milhões para 7,6 milhões de TEU’s”, explica Filipe Costa.

Acrescenta ainda que esta se trata de uma zona com uma significativa dimensão de 106,5 hectares, e uma localização privilegiada para projectos na área “da logística de segunda linha” e de consolidação que, a longo prazo, poderá beneficiar de “uma eventual substituição progressiva da utilização do Terminal Multipurpose” do porto de Sines.