A AMT Consulting implementou uma solução SAP Ariba no Grupo Sport Lisboa e Benfica na área de sourcing, de modo a uniformizar as actividades de negociação e a gerir e optimizar todo esse processo. Para a implementação deste sistema foram necessárias 16 semanas, das quais 12 activas e 4 de preparação.

Esta implementação de SAP Ariba Sourcing envolveu vários componentes como configuração do processo e dos eventos de negociação e fluxos de aprovações, bem como de relatórios de análise. A AMT Consulting fez ainda a integração do sistema com o seu sistema SIP, em colaboração com a Direcção de Sistemas de Informação do Grupo SLB.

Entre as vantagens obtidas estão a possibilidade de configuração de pontos de integração que terão como finalidade originar projectos de sourcing em SAP Ariba, criar pedidos de compra em SIP resultantes das adjudicações de eventos realizadas em SAP Ariba, actualizar automaticamente os dados mestre ou aceder à solução Ariba e a sistemas externos com um único log-in.

Daniel Cardoso Ferreira, Head Of Procurement do Grupo Sport Lisboa e Benfica, explica que a escolha da AMT Consulting teve por base a sua experiência e know-how em implementação de sistemas SAP: “resultou essencialmente do facto de a empresa ser um parceiro de referência SAP, possuir know-how e experiência na implementação da solução, apresentando-se com uma equipa com competências quer nas funcionalidades, quer nas tecnologias utilizadas”.

O responsável do grupo explica ainda que a empresa demonstrou bastante conhecimento por parte tanto da experiência de comprador como de vendedor, tendo transmitido um pouco deste ao recomendar diversas configurações do produto SAP e nas abordagens aos processos a configurar, reporting, formação, etc.

“Foram também considerados outros factores críticos como a apresentação de um calendário credível para a implementação do projecto”, explica Daniel Cardoso Ferreira, acrescentando que teriam de ter esse factor “alinhado com a perspectiva interna do Grupo para conseguir a entrada em produção da plataforma num curto espaço de tempo, a gestão do projecto “chave-na-mão”, quer com as equipas técnicas internas, quer com as equipas SAP, a garantia de não comprometer a evolução futura da solução, quer em termos de escalabilidade, quer em termos de integração, e por fim o ter apresentado uma proposta financeira competitiva”.

Hélder Grilo, director-geral da AMT Consulting, mostra-se orgulhoso pela implementação no Grupo SLB e dá destaque ao crescimento que a SAP Ariba tem tido no país e no volume de negócios da sua empresa: “A AMT Consulting está a posicionar-se cada vez mais como a referência em implementações SAP Ariba em Portugal, assim como em SAP Successfactors. É para nós um orgulho efectuarmos este projecto no Grupo SLB, contribuindo para a melhoria dos seus processos de negociação.”