A EY Portugal anunciou as seis forças que estão a mudar as empresas de transporte e logística, apontadas na 3.ª edição do estudo ‘Beyond – Portugal Digital Transformation”.

“A concorrência vem de todas as direcções e a digitalização será o principal agente de mudança”, afirma a consultora que apela a uma preparação para ao futuro por parte das organizações.

As seis forças que irão causar grandes transformações no sector são as seguintes.

1- O impacto da crescente incerteza global no sector
Vários estudos apontam que a disrupção na cadeia de abastecimento global gerou custos e perdas no valor de 56 mil milhões de euros só na Europa. A crescente inconstância da economia, o proteccionismo e a instabilidade geopolítica estão a forçar os players de transportes e logística a apostar em novos modelos de negócio e novas alianças.

2- Oportunidades e desafios da urbanização
O congestionamento de tráfego, as dificuldades de loading e unloading e a questão do last-mile delivery são os desafios da logística urbana que os operadores de transporte têm de ultrapassar. Estas adversidades resultam do surgimento de cidades de grande escala.

3- Digitalização coloca o cliente no centro da supply chain
As tecnologias digitais irão transformar o sector dos transportes e logística através de novas formas de capturar sinergias locais e eficiências globais, mas irão, também, criar crescentes expectativas do cliente e desafios de segurança. A digitalização redefine a supply chain a partir do cliente no centro do negócio.

4- O papel da colaboração na inovação tecnológica
A disrupção dos modelos de negócio tradicionais já não é exclusiva das start-ups, com incumbentes a colaborar activamente com o ecossistema empreendedor para explorar tecnologias inovadoras. Estima-se um crescente grau de integração horizontal e vertical na cadeia de valor, bem como redes de transportes optimizadas em tempo real.

5- As competências-chave do talento do futuro
A EY antecipa o incremento dos custos de atracção e retenção de talento com competências como big data, robótica, design thinking e agile.

6- Sustentabilidade e transparência no ecossistema
Os intervenientes do vasto espaço de mobilidade, incluindo consumidores, accionistas e entidades governamentais, valorizam, cada vez mais, novas práticas inerentes ao sector, como a sustentabilidade, condições laborais e conformidade ambiental. Os ajustes nos modelos de negócio e articulação na cadeia de abastecimento irão reflectir estas exigências.