O sistema Plug-in eléctrico da AddVolt está a operar sem interrupções na frota da HAVI. O operador logístico reitera deste modo a sua aposta na sustentabilidade e na diminuição do impacto ambiental resultante da sua actividade de distribuição urbana.

Para a distribuição de produtos a temperatura controlada no centro de Lisboa, a Havi reforça a sua aposta em soluções amigas do ambiente. Estas operações já se realizam sem o recurso ao diesel, são livres de emissões e apresentam baixo ruído, devido à combinação dos veículos a gás natural com o sistema de refrigeração alimentado em modo eléctrico pela AddVolt.

Foi em 2014 que a HAVI se tornou no primeiro operador logístico a integrar camiões a gás natural na sua frota, prosseguindo a sua estratégia de sustentabilidade e redução do impacte ambiental resultante da actividade que desenvolvem. Ainda assim, a unidade de refrigeração dos seus veículos mantinha-se a operar em diesel, sendo responsável por 25% das emissões totais do veículo.

Consciente desta realidade, a HAVI Portugal decidiu mudar o paradigma da sua operação e, recorrendo à solução da AddVolt, eliminar o funcionamento a diesel das suas unidades de refrigeração a diesel. Ao fazê-lo converteu-se numa das primeiras empresas no mundo a entregar produtos a temperatura controlada com zero emissões e baixo ruído.

A solução não-invasiva e ecológica da AddVolt não só acaba com o pesadelo das empresas de transporte, possibilitando, por exemplo, a distribuição nocturna em zonas urbanas, como também melhora as condições de trabalho dos motoristas devido à redução do nível de ruído do veículo e minimização das vibrações na cabine.

O sistema Plug-in Elétrico AddVolt tem 18 kW de potência nominal e usa bateria de iões de lítio que podem ser carregadas em qualquer centro logístico em menos de 90 minutos ou com energia recuperada nas travagens e desacelerações do veículo.

Em Fevereiro de 2019 já tinham sido transaccionados mais de 3 MWh de energia eléctrica, tendo sido evitadas mais de 4.7 ton. de emissões de CO2 com a unidade de refrigeração a operar em modo silencioso, abaixo dos 60 dB. Isto deve-se ao facto do sistema de refrigeração operar continuamente em modo elétrico com a solução da AddVolt.