Em 2018, a Mercadona comprou 88 milhões de euros em produtos a fornecedores portugueses, representando uma subida de 40% face ao ano de 2017.

Peixe, kiwis, pêra-rocha, azeite e vários óleos, carne de coelho, bacalhau congelado, curgete e pão-de-ló, são alguns dos produtos que contribuíram para o valor registado em compras a fornecedores nacionais, por parte da marca espanhola.

Patrícia Cotrim, directora do sector primário e consumidores Portugal da Mercadona, explica que “o sector primário, em especial da pesca e agrícola, justificam significativamente este valor de compras a fornecedores portugueses, pois actualmente contamos com peixe português em muitas lojas em Espanha (…)”.

A cadeia espanhola, em 2018, adquiriu 289 toneladas de peixes nas lotas portuguesas, tendo ainda comprado 2500 toneladas de kiwis à Kiwi Greensun. No entanto, Patrícia Cotrim afirma que “em destaque está o sector industrial, ao qual compramos produtos de pastelaria e açúcar refinado”.

Queijos dos Açores e vinhos (tinto e branco do Douro e Dão e verde do Minho) são alguns dos produtos portugueses que a Mercadona começou a vender o ano passado nas lojas de fronteira. Para além disto, os “produtos de pastelaria, como o pão-de-deus (…) e pão-de-ló (…) estão a ter uma grande aceitação por parte dos nossos clientes em Espanha”, como refere a directora.

Em 2019 “esperamos continuar a crescer, uma vez que já teremos lojas abertas”, afirma Patrícia Cotrim.