Registou-se um aumento de 151 milhões de euros em exportações da indústria alimentar e de bebidas em 2018, face ao período homólogo. No total, as exportações de produtos ligados a este sector cifraram-se nos 5016 milhões de euros.

Segundo a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), este é o valor mais alto de sempre “no total, as vendas do sector alimentar e das bebidas para o estrangeiro representaram no ano passado 8,66% das exportações portuguesas”.

Espanha voltou a destacar-se representando cerca de 25% das vendas da indústria para o exterior. O mercado francês registou 9% e o brasileiro 6%. No que diz respeito à categoria de produtos, continuam a distinguir-se o azeite, o leite e o vinho, de acordo com a FIPA.

O Presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, Jorge Tomás Henriques, explica que “estes números são o reflexo dos esforços da indústria alimentar e das bebidas e o confirmar de uma tendência de crescimento que já vínhamos a assinalar. Conforme previsto pela FIPA, conseguimos alcançar este grande objectivo que era ultrapassar os cinco mil milhões de euros em exportações, o que revela a qualidade e diferenciação dos produtos alimentares portugueses”.

Entre os anos de 2010 e 2018, as exportações do sector da indústria alimentar e das bebidas cresceu 56%, enquanto as importações aumentaram 32%.