De modo a conseguir compreender melhor a dedicação das equipas, foi desenvolvida a ferramenta Efeito de Marca de Empregado®, um diagnóstico obtido através das respostas das pessoas para analisar quem se encontra na empresa e quer continuar, quem não quer continuar e quem deve sair.

Este novo instrumento de diagnóstico organizacional consiste em algumas afirmações às quais o cliente interno deverá responder tendo em conta a sua veracidade. É um processo fácil, rápido e intuitivo, sendo posteriormente criado um barómetro empresarial que representa o seu estado magnético.

Segundo conta a sua criadora, Andrea Sousa, “cada resposta é medida e ponderada de acordo com o objetivo da análise que é programada e adaptada à realidade e necessidade do cliente”, podendo ser utilizada por qualquer organização, equipa ou chefia, envolvendo todos os colaboradores da organização.

“Com a Marca de Empregado® podemos conhecer melhor os clientes internos, percebendo as suas emoções que determinam e influenciam, a performance e a imagem de marca da organização.” – Andrea Sousa, Product CEO do Efeito de Marca de Empregado

Para além disso, ao criar uma “fotografia” das equipas, permite comparar resultados entre elas, criando uma competitividade saudável para melhoria de resultados, além de que dá a conhecer melhor as pessoas e o que sentem. Cada área de diagnóstico é descrita com as apreciações observadas, tendo em conta os resultados obtidos e o esforço necessário para investir na eficiência organizacional, permitindo que sejam identificadas várias acções de melhoria por área, ou apenas uma singular.