A Hapag-Lloyd apresentou um novo tipo de contentor, com piso de aço, que se distingue dos tradicionais com piso em madeira, uma vez que permite transportar outro tipo de mercadorias e até em maior quantidade, de acordo com a empresa.

Uma das positivas características deste novo piso é que diminui a pegada ecológica do transporte marítimo, por ser mais resistente e leve, pesando 150 quilos e permitindo ao cliente carregar mais peso. Acresce o facto de se desgastar menos, lavar-se facilmente e ter mais estabilidade, o que significa que o risco de danificar a carga é menor. Para além de tudo isto, é 100% reciclável.

David Piel, Gerente do Sector de Cargas Especiais, explica que, em oposição aos contentores ditos tradicionais, aptos a carregar 4,6 toneladas por metro, “um contentor com o piso de aço poderá carregar mercadoria até 7,6 toneladas por metro. Uma diferença que se torna maior com um contentor de 40 pés, pois o piso de aço suporta o dobro do piso de madeira”.

Este passo representa um ponto de partida para as empresas contribuírem para um transporte mais sustentável, uma meta universal deste sector.