Com recurso à tecnologia Near Field Communication (NFC), a Altronix encontra-se a desenvolver uma aplicação para smartphone que permite identificar e monitorizar os equipamentos da Brisa, garantindo assim um maior controlo sobre as máquinas e equipamentos, bem como uma maior eficiência nos processos.

A NFC funciona como uma identificação por radiofrequência e permite a comunicação entre dispositivos sem fios apenas através da aproximação entre eles, tornando-o um processo simples e rápido de reconhecimento de bens e pessoas. A Brisa pretende, entre outros, identificar máquinas, candeeiros e outro tipo de materiais de suporte profissional.

Como complemento da solução, a tecnológica também irá fornecer impressoras de etiquetas, software para codificação e impressão de etiquetas, bem como as mesmas, como suporte desta tecnologia. Deste modo, os técnicos por todo o país poderão imprimir e aplicar estas etiquetas nos vários equipamentos, o que permitirá que estas sejam lidas pela aplicação para registo no software.

A implementação da solução na rede de autoestradas da Brisa deverá estar concluída em breve.