A IBM e a Sigfox lançaram uma solução que revoluciona a monitorização de contentores da PSA Peugeot Citroen.

O sistema, baseado nas tecnologias Internet das Coisas (IoT) da IBM e na rede internacional “0G” da Sigfox, permitirá ao grupo francês optimizar a rotação de contentores entre os vários locais e fábricas da PSA. Desta forma será possível rastrear os contentores equipados com sensores em tempo real.

“Estamos constantemente à procura de soluções tecnológicas que respondam às necessidades das nossas fábricas e que nos permita ser o mais eficiente possível. O sistema ‘Track & Trace’ permite-nos conhecer, individualmente e em detalhe, onde os nossos contentores estão localizados. Com este avanço tecnológico vamos optimizar as nossas rotações e evitar incidentes. É uma ruptura real e um novo passo na digitalização da cadeia de abastecimento”, afirma Yann Vincent, vice-presidente executivo de Produção e Cadeia de Abastecimento do Grupo PSA.

Algumas dos benefícios que esta solução oferece passa por serviços simples e eficientes que reduzem as avarias na linha de produção e elimina o desperdício, evitando incidentes.

Ludovic Le Moan, CEO e co-fundador da Sigfox explica que “a gestão e monitorização de activos é uma área em constante crescimento para as empresas. Essa é a procura mais importante no mercado de IoT. Estamos muito satisfeitos por combinar o poder da nossa rede internacional Watson Internet das Coisas para permitir ao Grupo PSA melhorar a sua cadeia de abastecimento”.

Posteriormente à fase de consulta com os fornecedores que levaram à escolha da IBM, a plataforma criou-se em conjunto com os especialistas em logística da PSA. Em seguida, foi operacionalizada dentro da ScaleZone da IBM França.

Esta co-criação resultou da cooperação das três empresas que partilham o mesmo objectivo: expandir a solução para que seja utilizada num contexto industrial.

“Tenho orgulho de a IBM ser um parceiro confiável do Grupo PSA para a sua logística eficiente. Com este projecto inovador demonstramos o valor de trabalhar num ecossistema comum e, em particular, com um parceiro como a Sigfox, para desenvolver novas utilizações digitais num processo de inovação conjunto com o Grupo PSA”, adianta Nicolas Sekkaki, Presidente da IBM França.

As três entidades planeiam disponibilizar a plataforma a outros fabricantes europeus a partir do presente ano.