2018 foi um ano marcante para o LIDL e Portugal Fresh que, na sua campanha de exportação, conseguiram exportar 15 mil toneladas de frutas e legumes, assinalando um incremento de 13% em relação a 2017.

O produto que alcançou os maiores números positivos, completando resultados históricos, foi a pêra rocha que exportou cerca de 11 mil toneladas, registando um aumento de 17% face à campanha anterior. 7,8 mil toneladas é a quantidade de pêra rocha que foi exportada exclusivamente para os pontos de venda LIDL, na Alemanha.

Da parceria entre as duas empresas, iniciada em 2014, já resultaram 36 mil toneladas deste produto para países como, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Áustria, Luxemburgo, Polónia e Alemanha, sendo que, este último, recebeu 67% do fruto em exclusivo.

A cadeia de supermercados, em conjunto com a Portugal Fresh, exportou ainda 2,7 toneladas de frutos vermelhos e 1,3 toneladas de couve coração em 2017, o que gerou um crescimento de 13% e 44%, respectivamente.

O responsável de compras do LIDL Portugal explica que a exportação visa “ajudar a levar a marca Portugal, e a qualidade associada, dos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes”.

Por sua vez, o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, referiu que a parceria se tem vindo a mostrado fundamental porque “permitiu um crescimento sustentável, e considerável, das exportações para o mercado alemão”, possibilitando explorar perspectivas para outros mercados onde o LIDL já marca presença. Ressalta ainda o esforço das duas entidades com outras empresas portuguesas que “tiveram de cooperar para aumentar a escala da oferta a fim de satisfazer a procura e requisitos exigidos (…) contribuindo para a promoção dos produtos portugueses, no mercado externo, de elevada qualidade”.