A Avondale Foods, importante empresa da Irlanda do Norte no sector alimentar, investiu na solução avançada de verificação de transporte da Zetes para garantir 100% de precisão da expedição, eficiência e visibilidade da cadeia de abastecimento em tempo real.

A Avondale Foods produz saladas de repolho, saladas com molhos, saladas de acompanhamento, acompanhamentos à base de vegetais, sopas, molhos e maionese para clientes da área do retalho e dos serviços alimentares na Grã-Bretanha e na Irlanda. Enquanto fornecedora da Marks&Spencer, a empresa deparou-se recentemente com o desafio de renovar os respectivos sistemas de expedição para agir em conformidade com os novos requisitos dos retalhistas no sentido de dispor de uma melhor visibilidade dos processos de recepção.

Os prazos de entrega são muito curtos para a Avondale, sendo que de um modo geral as encomendas são recebidas às 6 horas da manha, exigindo-se precisão para a expedição no mesmo dia. A velocidade e a absoluta eliminação de erros de expedição são vitais para respeitar os compromissos de eficiência e execução de serviços atempadamente. No passado, a Avondale utilizava a tecnologia RFID para verificar o conteúdo das expedições antes do transporte, no entanto, este método já não é adequado, tendo em conta o nível de exigência atual, que implica o aumento da velocidade e da precisão.

Expedição mais rápida com precisão 100%

Ao consultar a Zetes, que também tinha fornecido à Marks&Spencer a respectiva plataforma de visibilidade em tempo real para a rede de fornecedores do sector alimentar, a Avondale optou por implementar uma solução de captura de dados baseada em imagens automatizada para o respetivo processo de Notificação Avançada de Expedições (Advance Shipping Notification – ASN). Integrando a tecnologia ImageID exclusiva da Zetes, a solução reduz substancialmente o tempo do processo de verificação de transporte, com uma precisão de 100% e sem erros humanos nem custos adicionais.

Tal é possível através da captura de uma visualização total das paletes carregadas, detectando e descodificando rapidamente vários códigos de barras em simultâneo, com uma precisão de 100%. Compara instantaneamente os dados dos códigos de barras com as ordens de expedição, concedendo aos operadores alertas visuais em tempo real sobre qualquer discrepância e identifica também etiquetas em falta ou ilegíveis. As imagens digitais são armazenadas para evidência visual.

Mediante confirmação de que uma encomenda está correcta, os dados de Notificação Avançada de Expedições são simultaneamente capturados no sistema anfitrião da Avondale e na plataforma de visibilidade da Marks&Spencer.

John Ferguson, Responsável da Cadeia de Abastecimento na Avondale Foods, declarou: “Inicialmente, pretendíamos solucionar o desafio da nossa solução de RFID existente que já não cumpria os requisitos. Depois do nosso contacto com a Zetes, rapidamente se tornou claro que ao implementar a solução de verificação de transporte ZetesMedea não só alcançaríamos a conformidade total com os actuais requisitos ASN dos nossos clientes, como também beneficiaríamos de uma precisão superior através de processos automatizados e de uma maior visibilidade.”

Alain Wirtz, Presidente do Conselho de Administração da Zetes, acrescentou: “A Zetes está muito satisfeita por trabalhar com a Avondale Foods e pelo facto de a solução ZetesMedea ser utilizada para ajudar a melhorar as operações comerciais, permitindo responder de forma eficaz e eficiente aos novos desafios do mercado. A introdução de um sistema único não só irá assegurar a conformidade com um grande cliente como também permitirá reduzir a complexidade e estabelecer uma base sólida para outros potenciais projectos de visibilidade e rastreabilidade no futuro.”