O Porto de Leixões tem uma nova linha regular, a Dakar Express, pertencente à Hapag-Lloyd AG, que teve a sua escala inaugural ontem, quarta-feira, vindo reforçar a ligação com o mercado da África Ocidental. Será um serviço semanal que irá potenciar a conectividade com mercados como Antuérpia e Tanger, centros importantes para o embarque e desembarque de mercadorias. O primeiro navio a chegar ao porto foi o Bomar Resilient, vindo de Tanger, tendo partido para Antuérpia ainda no mesmo dia.

A linha dispõe de quatro navios com capacidade para 1700 TEUs, e a APDL conta em comunicado que através de uma nova rota poderão trazer vantagens para as empresas e para a região: “esta nova rota marítima vai trazer, certamente, mais-valias para as empresas e economia da região, que vão passar a dispor de um acesso mais facilitado a um mercado que é altamente estratégico”.

Para além do porto português, este novo serviço inclui ainda ligações aos portos de Dakar, no Senegal, de Nouakchoutt, na Mauritânia, de Tanger, em Marrocos, entre outros polos estratégicos do mercado do Norte da Europa.