A Agri Marketplace foi a vencedora do programa de inovação agro-alimentar 2018 Food Accelerator Network Programme (FAN), em Paris, no passado dia 28 de Novembro, pela sua abordagem de negócio diferenciadora. Distinguida pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, por entre mais de 1.000 candidatos, número que foi diminuindo ao longo dos processos de selecção e terminou com a atribuição de um prémio no valor de 60.000 euros, atribuídos à Agri Marketplace, a par de outras duas startups vencedoras.

Trata-se de uma plataforma digital global que faz a ligação entre agricultores e organizações de produtores aos seus clientes agro-industriais, destinada à comercialização online de produtos agrícolas e a facilitar o contacto entre a procura e a oferta. Através desta plataforma é criada uma maior transparência, comércio justo e redistribuição de valor no sector.

Ao entrar na plataforma, o produtor insere a informação relativa ao produto que pretende vender num formulário, informação que será disponibilizada aos possíveis compradores, que terão acesso às ofertas de venda e ao mesmo tempo manifestam os seus interesses e necessidades de compra. A plataforma também permite a contratualização de diversas funcionalidades como qualidade, rastreabilidade (via blockchain), logística, segurança no processo de pagamento, contratos ou seguros, através de processos simples e rápidos que envolvem parcerias existentes com entidades de referência (SGS, Orey Shipping, Lemonway /BNP Paribas, CCA Ontier).

O CEO e co-fundador da Agri Marketplace, Tiago Pessoa, sublinhou a importância que este prémio tem para a plataforma, pela forma como realça o percurso percorrido para chegar ao que hoje é, e não esconde as suas ambições de tornar esta plataforma numa referência global no comércio digital de produtos agrícolas.