El Corte Inglés prepara-se para fazer frente à Amazon e para isso fez uma parceria com a Alibaba, de forma a poder vender os produtos na plataforma online chinesa. Já o grupo chinês terá acesso a infra-estruturas em Espanha. Para além de vender os produtos através das plataformas do grupo, como o Tmall e o AliExpress, o El Corte Inglés terá acesso a tecnologias da Alibaba, nomeadamente de análise de dados.

O pré-acordo assinado entre as empresas determina uma troca de tecnologias, espaços de vendas e estratégias nos dois países, segundo avança o El País (acesso livre/conteúdo em espanhol). As empresas vão partilhar infra-estruturas e canais logísticos, de forma a facilitar a logística das operações em cada um dos locais.

Para além de vender os produtos através das plataformas do grupo, o El Corte Inglés terá acesso a tecnologias da Alibaba, nomeadamente de análise de dados. Em troca, Alibaba poderá utilizar os centros do grupo espanhol como pontos de recolha para os clientes e também exposição de produtos. Existem mais de 90 centros comerciais do El Corte Inglés em Espanha, bem como diversos centros logísticos.

Este não é o primeiro contacto entre as duas empresas. Em Março, o El Corte Inglés assinou, um acordo com o Alipay, o sistema de pagamento associado ao grupo Alibaba, para simplificar as compras aos turistas chineses que visitem Espanha.