Se um peão se introduz no “ponto cego” de um empilhador, existe a possibilidade de ocorrer um acidente. Segundo as Estatísticas de Acidentes de Trabalho Mortais, publicadas online pelo ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho), em Portugal ocorreram 119 acidentes de trabalho mortais em 2017, dos quais  27 envolveram equipamentos industriais ou similares. Por isso, e como parte do seu compromisso com a segurança, a Linde Material Handling oferece actualmente um sistema de visão periférica para reduzir os riscos de acidente: o Surround view.

No sistema “Surround View” lançado pela Linde, a imagem mostrada baseia-se em dados em directo das câmaras montadas em volta do empilhador, mas em vez de uma única imagem geral, o sistema gera um campo de visão dianteiro, outro traseiro e dois laterais. A grande vantagem desta solução é que as visões das câmaras se mostram 1:1 como um ecrã dividido no monitor do posto de trabalho do empilhador. Se existe alguém na zona sobreposta das duas câmaras, aparecerá nos dois campos de visão.

Quando se conduz para a frente, por defeito mostram-se as quatro áreas de visão no ecrã. Durante a condução para trás, o ecrã muda para os campos de visão traseiro e laterais. Portanto, o operador de empilhador reconhece possíveis perigos de colisão com antecedência. Isto aplica-se a pessoas mas também a objectos.

“Este novo equipamento opcional estará disponível, inicialmente, em todos os modelos de empilhadores contrapesados com uma capacidade de carga de quatro toneladas ou superior.”

Frank Bergmann | Product Manager de Empilhadores contrapesados | Linde Material Handling.

Mais visibilidade também significa maior produtividade. Os operadores podem trabalhar de forma mais eficaz, rápida e ergonómica. Por exemplo, durante o armazenamento, podem ver o que está a suceder à frente dos garfos, inclusivamente caso a carga obstrua ou diminua a sua visibilidade.