A recente aliança entre as três companhias japonesas de contentores MOL (Mitsui OSK Lines), NYK (Nippon Yusen Kaisha) e K Line (Kawasaki Kisen Kaisha) iniciou a sua actividade no passado Domingo, chama-se Ocean Network Express (ONE) e já tem operacional o seu primeiro porta-contentores a envergar a cor magenta da aliança nipónica, o ONE Minato. Em Portugal, a ONE será representada pela antiga K Line.

A aliança foi estabelecida em Julho de 2017, e neste momento tem sedes em Hong Kong, Singapura, Reino Unido, EUA e Brasil tornando-se o 6.º maior operador de transporte marítimo de contentores do mundo, com uma frota de 1.440.000 TEU. Conta ainda com uma frota de 240 navios, incluindo 31 navios super-large, como os maiores navios porta-contentores do mundo, com capacidade de 20.000 TEUs, dedicados ao transporte entre mais de 90 países.

“Para além desta aliança, continuaremos a fortalecer os nossos serviços para as regiões da Ásia, América Latina e África”, pode-se ler no site da aliança. “Iremos expandir ainda mais o número de portos para a Ásia, América do Norte, Europa, Mar Mediterrâneo e Médio Oriente, planeando ainda expandir o nosso serviço directo para realizar uma ampla cobertura de serviço”.

O ONE Minato foi inicialmente encomendado pela K Line, e com a aliança das companhias, tomou a imagem desta. Tem uma capacidade para 14.000 TEUs e foi construído no Japão, juntando-se agora à frota das antigas companhias.