O sistema multicâmara da Bosch será instalado em empilhadores de forma a realizar manobras mais seguras, evitando acidentes. Consiste, então, em quatro câmaras que captam toda a envolvente do veículo e que providenciam assistência de visão e sobreposição de rotas, criando segurança na logística.

“Os olhos de um motorista não podem estar em todos os lados ao mesmo tempo – é aqui que entra o sistema multicâmara da Bosch”, afirma Andrew Allen, responsável pela unidade de veículos comerciais e off-road da multinacional alemã.

A utilização deste sistema será principalmente benéfica para a prevenção de acidentes que criam danos, não só nas próprias mercadorias e veículos, como também nos trabalhadores. Saliente-se que manobrar empilhadores pode constituir um grande desafio, quanto mais em pequenos espaços.

Esta estratégia consiste na junção entre uma unidade de controlo e quatro câmaras compactas de curto alcance em que, trabalhando em conjunto, permitem capturar e medir uma área de oito em oito metros.

Utilizando um assistente de monitorização, o sistema fornece uma visão de 360º em redor do empilhador, mesmo que transporte uma carga volumosa. Os motoristas podem ver uma representação real do veículo através de um modelo 3D detalhado, transmitido num ecrã. Desta forma, é mais fácil levantar e mover cargas, inclusive em espaços reduzidos.

As câmaras foram, originalmente, desenhadas para o segmento de veículos ligeiros, mas tornaram-se adaptáveis às necessidades específicas do mundo da logística.