A Dachser estabeleceu uma parceria com a Minsait, empresa do grupo Indra, para desenvolver um projecto com base na tecnologia IoT e em geolocalização nos seus centros ibéricos. De acordo com a empresa, com esta aposta, o objectivo é conseguir identificar um produto, assim como o local exacto em que se encontra no armazém.

“Com este sistema, colocado exclusivamente nas jaulas utilizadas no transporte de carga não paletizada ou de elevado valor, passa a ser possível geolocalizar a mercadoria existente nos armazéns em toda a Península Ibérica. Refira-se, que a ferramenta de rastreabilidade recorre a dispositivos instalados nas jaulas em que a mercadoria se encontra armazenada e, ainda, a uma plataforma disponível na nuvem (suportada pela rede Sigfox) para monitorizar os movimentos, em tempo real, desses produtos, o que permite um controlo e gestão eficientes dos mesmos”, diz a Dachser.

Roberto Espina Manchón, director de Serviços e Infra-estruturas da Minsait, sublinha que “o geoposicionamento assume-se como um elemento essencial para analisar desvios numa operação, medir tempos de utilização dos equipamentos, implementar medidas de segurança, entre outros benefícios.”

Já Juan Quintana, CEO da Dachser Iberia, revela que “ter acesso a informação rigorosa, e em tempo real, sobre a operação nos mais diversos níveis é imprescindível para se alcançar uma gestão eficiente. Os dados devem, por isso, permitir antecipar e minimizar qualquer impacto nas etapas seguintes do processo”.

A tecnologia estará disponível nos centros logisticos da Dachser Iberia ainda este ano, prevendo-se que a implementação esteja concluída em 2019.