Reino Unido, EUA, França, China, Espanha e Alemanha são os mercados com maior potencial de adesão a produtos nacionais através do digital. A conclusão é do “Top 20 Principais Economias na área do comércio electrónico e de maior potencial de adesão aos produtos nacionais”, desenvolvido no âmbito do Projecto Norte Digital da Associação da Economia Digital (ACEPI).

Este estudo tem como objectivos aferir o estado da economia digital global, com especial atenção aos mercados com maior potencial para as PME portuguesas; ser um instrumento de apoio às empresas que pretendam apostar na economia digital; e seleccionar os principais mercados-alvo. Por ordem alfabética, os países Top 20 são: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Itália, Japão, Marrocos, Polónia, Reino Unido, Suécia, Suíça, Turquia e Rússia, os quais representam cerca de 80% do PIB e 55% da população mundiais. Estes países foram identificados de acordo com as exportações (os seleccionados devem ser relevantes no contexto actual das exportações de produtos por parte das PME portuguesas), a riqueza e população (devem representar as maiores economias mundiais) e maturidade digital (devem ter uma maturidade digital que potencie as exportações online).

Para este estudo a ACEPI teve em conta que a exportação de bens (excluídos os serviços) em Portugal ultrapassou os 50 mil milhões de euros, o equivalente a 26% do PIB. Quanto às categorias de produtos com potencial de adesão, os Produtos eléctricos e electrónicos; Produtos alimentares e bebidas; Vestuário; Mobiliário e decoração; Calçado e acessórios; e Produtos têxteis são as mais vendidas online, na qual as receitas representam mais de 15,9 mil milhões de euros, 32% do total de exportações de bens.

O “Top 20 Principais Economias na área do comércio electrónico e de maior potencial de adesão aos produtos nacionais” identifica ainda as tipologias de produtos e tem em conta Utilização da internet; Nível de compras online; Meios de pagamento mais utilizados; Condições de distribuição e serviços postais; Utilização de tecnologias nas empresas; Legislação e regulação; fiscalidade; Maturidade da economia digital; e Exportação de produtos a partir de Portugal, para a caracterização dos mercados em análise.