O primeiro evento do sector agro-alimentar desenvolvido pela Supply Chain Magazine, Agro-Logística, aproxima-se. No dia 19 de Outubro, no MARL, iremos dar espaço a diversas conferências e mesas redondas para a partilha de experiências, inovações no sector, preocupações futuras derivadas da aposta no 4.0, através da apresentação de casos de diversos oradores da área, sempre com o foco no futuro agro-alimentar, na evolução constante e na grande aposta que tem sido feita neste sentido, tendo no ano passado atingido 6,6 mil milhões de euros em termos de exportação, valor que superara o período anterior em 500 mil euros, segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura e da Alimentação.

O tema desta primeira edição será “Agro-Logística 4.0: Da Produção Ao Desafio Dos Mercados Abastecedores“, e terá como empresas promotoras o MARL, a Santos e Vale, a Câmara Municipal de Loures e o Loures INOVA, que deram os seus pareceres relativamente ao evento e à aposta feita. “O Agronegócio é um setor em crescimento e que assume, cada vez mais, uma enorme relevância na nossa economia e tem vindo a modernizar-se e a logística e os transportes, a ele associados, são absolutamente essenciais. Daí que estas sejam, ao mesmo tempo, as razões da importância e relevância do evento mas também do MARL a ele se ter associado”, conta Rui Paulo Figueiredo, Presidente da SIMAB, gestora do MARL.

Os temas das apresentações serão o “Contexto da Indústria Agro-Alimentar”, os “Agro Clusters e o seu papel na nova dimensão da Indústria Agro-Alimentar”, “O desafio dos Mercados Abastecedores com a sua inclusão na Supply Chain 4.0”, as “Cadeias Logísticas no Agro-Alimentar: a visão do retalho” e terminando com o tema “Quando a Tecnologia e a Inovação se aliam à Indústria Agro-Alimentar”.

“O Município de Loures, na sua política económica, definiu o conjunto de áreas estratégicas nos quais se encontram a logística e o agro-alimentar. Por outro lado, definimos uma política de inovação que está concretizada através do Loures INOVA, que tem como parceiros o MARL e a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Neste sentido somos naturalmente parceiros do evento que irá ocorrer no próximo dia 19.”

António Pombinho, Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Loures.

Também o Loures INOVA deu o seu parecer sob a voz de José Damião, director de Incubação da Madan Parque, um dos seus parceiros. “No contexto do evento ‘Agro-Logística 4.0: Da Produção ao Desafio dos Mercados Abastecedores’, o envolvimento do Loures INOVA é duplamente impactante, quer na divulgação das actividades de apoio às empresas, quer no acesso a mais entidades, empresas e particulares que certamente tornarão o evento uma referência no cluster Logístico e Alimentar.”

O Painel de debate será composto por Jorge Tomás Henriques, Presidente da FIPA, Rui Paulo Figueiredo, Presidente da SIMAB, Pedro Santos Pereira, Consultor, José Damião, da Loures Inova, Deolinda Silva, da Portugal Foods, Márcia Mendes, da A2S, Cláudia Domingues Soares, Presidente da InovCluster, Jorge Reis, da Revista Frutas, Legumes e Flores, Teresa Pereira, do MARL, Felisbela Pereira, da Eporifrutas, Teresa Silveira, do Vida Económica, Joaquim Vale, da Santos e Vale, José Godinho, do Grupo Os Mosqueteiros, Luís Cruz, da Sonae MC, Leonor Afonso, da Auchan Retail Portugal, Fátima de Sousa, directora das Revistas Briefing e Store Magazine, Alexandre Felício, da Mendes Gonçalves, Mauro Cardoso, da Monliz, Manuel Tarré, da Gelpeixe, Eduardo Vilas Boas, da Primor, e João Potier, da Arrozeiras Mundiarroz. 

Confirmado também para a sessão de abertura está o Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

“A indústria agro-alimentar representa uma importante fatia do PIB nacional e um motor de extrema importância para a economia portuguesa. Somos uma empresa sólida, inovadora, tecnologicamente avançada e especialista no Transporte, Logística e Distribuição de produtos de sectores como o da indústria agro-alimentar. Não poderíamos deixar de nos associar a este evento desde a 1ª hora. É uma excelente oportunidade para estarmos ao lado dos nossos actuais e futuros clientes.”

Joaquim Vale, Administrador da Santos e Vale.

O programa encontra-se disponível online no site oficial do evento e poderão inscrever-se gratuitamente, tendo acesso à conferência, documentação de apoio, coffee break e prova de produtos.