O Porto de Viana do Castelo realizou, no dia 30 de Agosto, a primeira operação de movimentação de carga com uma nova grua móvel. Avaliado em 5 milhões de euros, o equipamento permite uma melhoria muito significativa na prestação de serviços de movimentação vertical, dada a capacidade para movimentar até 100 toneladas. A grua Gottwald – modelo 330, ao serviço do Grupo Nogar, permite aumento de produtividade e de segurança no trabalho, possibilitando a chegada de novos tráfegos ao porto de Viana do Castelo que, até agora, não eram possíveis por falta de equipamentos adequados.

O porto de mar de Viana do Castelo é uma infra-estrutura marítimo portuária com uma capacidade instalada para movimentar cerca de 900.000 toneladas de carga/ano e um elemento-âncora para o desenvolvimento da região, assumindo-se como uma plataforma de internacionalização do tecido económico, sendo factor de atractividade de novas empresas e indústrias que se queiram instalar no Alto Minho.

“A nova grua, já em pleno funcionamento, vai contribuir para o desenvolvimento da região, que reconhece no porto uma plataforma de internacionalização do tecido económico e um verdadeiro pólo de atractividade de novas empresas e indústrias”, afirma a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

O Grupo Nogar está presente no porto de Viana do Castelo onde desenvolve diversas actividades de agência de navegação, operação portuária e sociedade de estiva, através de diferentes sociedades. Dentro da sua estratégia está previsto o projecto de desenvolvimento no Porto de Viana do Castelo, para o qual estão previstos diversos investimentos, num período de 5 anos, que devem somar um valor de 15 milhões de euros, junto com a melhoria profissional dos funcionários e criação de novos postos de trabalho nomeadamente ao nível da inovação e tecnologia.

Recorde-se que 2017 marcou o regresso do Porto de Viana à rota de crescimento, ao movimentar 415 mil toneladas de mercadoria, o que representou um crescimento de 6% face ao ano anterior.