Com o objectivo de melhorar a eficiência e a segurança na logística, tornando o transporte de carga cada vez mais seguro e livre de emissões poluentes, a Bosch está a trabalhar no desenvolvimento de tecnologias para o transporte do futuro.

Um dos novos serviços, que pode ficar a conhecer durante a IAA – Commercial Vehicles, que decorre na cidade alemã de Hanover de 20 a 27 de Setembro, é a plataforma de conectividade para serviços baseados na cloud. Esta plataforma vai permitir ligar os veículos comerciais durante toda a sua vida útil, fornecendo a base tecnológica para serviços como diagnósticos preditivos e actualizações de software over-the-air. A plataforma tem dois componentes principais: o módulo de software básico é a interface de comunicação segura entre o veículo, a cloud e os serviços, enquanto o módulo de gestão de dados permite que fabricantes de veículos comerciais ou gestores de frota organizem dados de veículos, analisem e mantenham o software continuamente actualizado.

Para evitar paragens inesperadas do veículo, uma situação que é sinónimo de prejuízo, a Bosch tem um sistema de diagnóstico preditivo ligado à nuvem e que transmite informações sobre o estado dos componentes e do sistema do veículo. Em comunicado, a Bosch esclarece que “com base nestes dados, as falhas podem ser previstas e resolvidas a tempo, reduzindo os custos de manutenção e de serviços para veículos comerciais”.

O serviço Eletronic horizon, disponível há vários anos, mas que está a ser melhorado, visa tornar as viagens cada vez mais inteligentes. “Este serviço é baseado em mapas de alta definição com dados topográficos para a rota a percorrer. A gestão do motor e da transmissão toma esses dados em consideração para seleccionar a estratégia de condução mais eficiente e reduzir ainda mais o consumo”.

No futuro, a função determinará se as informações armazenadas no mapa estão de acordo com as condições reais da estrada. Por exemplo, se a câmara do veículo detectar um sinal de limite de velocidade na estrada que especifica 30 km/h, mas o mapa informa que o limite é de 50 km/h, o sistema de navegação do camião irá assumir a nova velocidade. No futuro, estas informações também serão partilhadas com outros camiões através da cloud. O Eletronic horizon inteligente está programado para entrar em produção no início de 2019.

Outras soluções são também a monitorização da carga. O Transport Data Logger da Bosch fornece as respostas e torna a cadeia de fornecimento de mercadorias transparente. Medindo cerca de dez centímetros quadrados, a pequena caixa com sensores integrados monitoriza o transporte de mercadorias sensíveis e mede a temperatura, humidade, inclinação e situações de colisão durante o transporte. Os valores medidos são exibidos numa aplicação para smartphone ou tablet e documentados.

No gateway central são controladas as trocas de dados entre as ECUs no camião e com o ambiente que o rodeia e permitindo a conexão entre veículos comerciais.
O futuro no transporte de carga a óptica da Bosch passa ainda por disponibilizar espelhos retrovisores digitais, ou seja, equipados com câmaras. O sistema, disponível em 2019, os dois grandes espelhos na parte externa da cabine do veículo por sensores de vídeo, o que aumenta a tracção e reduz o consumo de combustível em 2%. E ainda permite uma maior visibilidade.

A Bosch disponibilizará também, entre muitas outras tecnologias, avisos de mudança de direcção, reconhecimento de ângulos mortos, travagem de emergência previsível e assistentes de faixa. Entre outras inovações estará também a electrificação do eixo de reboque e do triciclo de carga, equipado com cadeia cinemática de 48 volts, sistemas de accionamento por gás natural e sistema common-rail de linha de base.