A Caetano Coatings, empresa portuguesa que se dedica à cromagem de peças para a indústria automóvel, fez um investimento de 7 milhões de euros na abertura da sua primeira fábrica em Espanha, localizada na cidade valenciana de Massanassa. É o primeiro passo da empresa fora de Portugal e o balanço é positivo.

A fábrica da Caetano Coatings em Massanassa está em operação desde meados de 2016 e já fechou o seu primeiro ano de vendas completo (2017) com 4,5 milhões de facturação. A empresa espera chegar ao fim de 2018 com 5,6 milhões.

A fábrica de Valência tem uma área de 5500 metros quadrados e equipamentos para a pintura de peças dentro e fora dos veículos, com recurso a diferentes tecnologias. A unidade industrial está 65% ocupada e emprega 55 pessoas que trabalham em dois turnos.

A Caetano Coatings possui uma unidade de produção no Carregado, com 235 mil metros quadrados com seis linhas de pintura e tratamento de superfícies. Nesta fábrica, a Caetano Coatings integrou a produção da Matrival, uma empresa valenciana com a qual compartilham clientes em diversos projectos. Esta metodologia de trabalho permite economizar custos logísticos e produtivos que tem reflexos nos produtos finais. E, com este sistema, a empresa instalou-se em Valência para replicar a fórmula bem sucedida, que lhes permite realizar projectos de diferentes tamanhos.

As peças que a Caetano Coatings pode cromar estão em todas as partes do veículo, desde as barras superiores dos veículos, barras de tejadilho, spoiler ou componentes de plástico, entre outras. A empresa é fornecedora dos principais fabricantes de automóveis em todo o mundo, distribuindo os seus produtos quer directamente, quer por meio de fornecedores de nível 1.

Em boa medida, foi a relação que já mantinham com a Matrival, bem como a localização estratégica da região de Valência, que ditou a localização da fábrica em Espanha. Ali estão próximos de Portugal e mais perto dos fabricantes de Zaragoza e Barcelona, além da vantajosa proximidade com o porto de Valência.