De modo a evitar os excessos de leite produzido que acabam por se estragar, a Lactogal anunciou que pretendia baixar em um cêntimo o preço pago por litro de leite aos fornecedores, ou então reduzir os contratos. A Associação Portuguesa de Produtores de Leite (APROLEP) apela a Bruxelas para que regularize novamente as produções, de modo a evitar a baixa no pagamento e a consequente valorização do leite existente, que levará a uma subida de preços para os clientes. Enquanto isso, gera-se a revolta do lado dos produtores, que acusa a empresa de não ter uma estratégia para fazer face aos desafios do mercado.

A Lactogal já havia demonstrado a sua intenção de diminuir a produção de leite em 60 milhões de litros, valorizando os 820 milhões existentes. Até agora, 100 produtores aceitaram parar o fornecimento e receber compensações de 20 cêntimos, ou reduzir os contratos, auferindo compensações de 15 cêntimos por litro, mas mantendo os 31 pagos ao produtor. Várias cooperativas e associações, entre as quais a Aprolep, representando centenas de trabalhadores, manifestaram-se ontem no Porto, em frente à Lactogal, exigindo uma nova liderança na empresa, uma redução dos salários dos administradores e o aumento do preço do leite.

“Centenas de produtores de leite representados por dezenas de cooperativas e associações, decidiram manifestar a sua revolta e indignação frente à sede da Lactogal, face a mais uma descida do preço do leite ao produtor, poucos dias depois de ter sido também anunciada uma redução do leite recolhido, redução que devia servir para evitar a descida do preço”, conta a Aprolep em comunicado, acrescentando que segundo aparenta, a Lactogal pretenderá pagar a redução da produção com dinheiro que retirara aos produtores, que cedem às exigências.