O

programa Fundo de Empreendedores foi criado em 2011 pela Fundación Repsol e autointitula-se de aceleradora de startups, com o objectivo de promover o talento e apoiar as melhores soluções tecnológicas e sustentáveis para a indústria energética e a mobilidade avançada. Encontra-se na sétima edição e já contou com mais de 3.000 propostas desde que foi iniciado, tendo acelerado 43 startups que receberam cerca de 16,5 milhões de euros de investimento público e privado.

Nesta edição, das 364 propostas recebidas seleccionaram-se 15 finalistas, número que foi reduzido até restaram apenas as sete propostas mais inovadoras, cinco na categoria de projectos e duas na de ideias. Os projectos irão ser apoiados com 144 mil euros por mês durante um ano, prazo que poderá ser ampliável por mais um, caso se justifique, e as ideias terão uma verba de 24 mil euros. Portugal teve um projecto selecionado, o Fuelsave, uma aplicação móvel para uma condução segura e ecológica, dirigida a condutores profissionais de camiões, que ajuda a reduzir em até 20% os consumos de combustível do veículo.

No ano passado foram aceleradas 20 startups em diferentes convocatórias, que receberam uma contribuição superior a 1 milhão de euros, tendo tido oito projectos finalistas, dos quais dois eram portugueses, o projecto CSC-New Cap e a ideia Inanoenergy.