A empresa do grupo espanhol InKemia, Inediteneptune, vai instalar uma biorefinaria na ZILS, próximo ao Porto de Sines, de modo a desenvolver lá o Biodiesel Avançado Classe A criado e testado pelo grupo, o S-50, à base de glicerina bruta. O investimento será de 24 milhões de euros, e esta será a primeira unidade do mundo dedicada à produção e comercialização do S-50.

Desenvolvido integralmente na União Europeia, e exaustivamente testado tanto em laboratório como em motores, o S-50 é um biocombustível de baixas emissões, e uma mistura de combustível com 20% de S-50 mostrou uma rezução de mais de 30% em emissões de fuligem que os combustíveis fósseis, sem ter havido a necessidade de aumentar as emissões de NOx, e uma molécula deste combustível produz menos 20% de emissões de CO2 que o biodiesel convencional.

O negócio feito com a aicep Global Parques terá uma reflexão nas exportações nacionais, e estima-se que os principais destinos – dedicados a 70% da produção que atingirá as 30 mil toneladas por ano – sejam a Espanha, Itália, Alemanha, Países Baixos e Reino Unido.