A Sonae e os CTT acabam de estabelecer uma joint-venture para, em conjunto, desenvolverem uma plataforma de comércio electrónico. A iniciativa implica, nos primeiros anos de operação, um investimento entre 10 e 15 milhões de euros, valor que será repartido igualmente entre ambas as empresas.

Em comunicado, as empresas explicam que em conjunto, a Sonae, referência na área do retalho, e os CTT, referência no segmento de expresso e encomendas, “possuem competências complementares que irão aproveitar na criação de um marketplace que preste serviços integrados de intermediação de relações comerciais entre comerciantes e consumidores”.

No mesmo documento, pode ainda ler-se que a criação desta plataforma “constitui uma forte aposta no desenvolvimento do comércio electrónico, com foco nas PME e marcas portuguesas, através de um posicionamento assente em proximidade, numa experiência de compra simples, segura e conveniente e com uma oferta abrangente de produtos e serviços disponibilizados online por cada vez mais empresas”.

E, se no caso da Sonae a iniciativa reflecte a intenção da empresa de diversificar o seu modelo de negócio e investimentos e “reforçar e aproveitar os activos e competências chave”, para os CTT o projecto “enquadra-se na estratégia de transformação operacional definida pela empresa, com forte aposta na diversificação do negócio e desenvolvimento da alavanca de crescimento de Expresso & Encomendas”.

Note-se que a concretização deste acordo está pendente de aprovação por parte das autoridades da concorrência competentes.