Na passada quarta-feira, dia 13, estreou-se a entrada dos armadores Tarros e Arkas no Porto de Leixões, onde irá parar mais frequentemente devido ao serviço Great Pendulum, e abrindo assim as portas para o mercado do Mediterrâneo. Os navios que irão passar neste porto terão uma capacidade para cerca de 1.100 TEUs cada.

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) considera que esta nova alternativa constitui uma mais valia para a economia nacional e que a nova rota poderá ser mais importante devido à relevância do mercado em questão: “Com esta nova rota marítima as empresas portuguesas vão passar a dispor, a partir de Leixões, de mais uma alternativa para exportar para o Mediterrâneo. A nova linha trará, certamente, mais-valias para a economia da região, que vai passar a ter acesso mais facilitado a um mercado altamente estratégico”.

Este serviço Great Pendulum irá permitir que Portugal tenha uma maior e mais frequente ligação com Portos de Itália, Grécia, Turquia, Líbano, Egipto e Marrocos.