Hoje em dia, agilizar processos é uma das peças chave para uma empresa, e em especial em empresas que trabalham na comercialização de produtos o Procure To Pay, ou também chamado de Procurement To Pay, ou mesmo Purchase To Pay (P2P) poderá ser a melhor solução, mas em que consiste este conceito? Todos estes termos estão correctos e encontram-se relacionados com compras!

A implementação do P2P significa que uma empresa irá procurar uma outra empresa que lhe irá tratar de todo o sistema logístico da Supply Chain, desde os seus processos iniciais à disposição de stocks da empresa, passando pelo transporte, pagamentos, recepção, etc. Através do sistema P2P uma empresa encarregar-se-á de todos os processos logísticos de outra, o que poderá ser deveras vantajoso, pois muitas vezes é aí mesmo que as empresas falham, ou onde perdem tempo demasiado precioso.

“Mas quais as vantagens que vou obter através disso?”

As vantagens que se poderão obter serão desde reduções de custos a limitações mais precisas de stocks, de modo a não haver falta, desperdícios nem sobrelotação de stock, que poderia resultar em desgastes de material e expirações de validade, por exemplo.

Muitas vezes as empresas gastam imenso dinheiro a desenvolver um software que lhes faça este trabalho, e embora o mundo se esteja a tornar cada vez mais digital, por vezes os fornecedores não colaboram e continuam incessantemente a entregar as suas facturas em papel em vez de cooperar, e deste modo existe novamente a necessidade de fazer esse trabalho digitalmente, pelo que a empresa não estará a tirar proveito total do equipamento que tanto lhe custara a implementar.