De acordo com o estudo “Procurement Transformation: Industry Perspectives – Part 2” da Source One, um prestador de serviços de procurement, as mudanças para a transformação de uma empresa para o Procurement nada mais são do que uma mudança de mentalidades, e os resultados dizem que isso tem de começar dentro da mentalidade da empresa. Se queremos ser bem-sucedidos, temos de começar por nos adaptarmos às mudanças que vão ocorrer, porque no fundo o Procurement vai abordar isso mesmo: A mudança de pensamento.

Quer queira, quer não, as transformações para o Procurement não são realmente sobre o Procurement, mas sim sobre as mudanças que precisam de ser feitas para adaptar uma estratégia e um pensamento favorável a esta transformação. O sucesso do negócio irá depender do departamento responsável, pelo que será imprescindível uma equipa adequada, com maturidade e dotada de capacidades para assumirem o controlo da situação para que tudo corra bem, ao contrário do que muitas vezes acontece: não existir um departamento específico para o efeito.

De acordo com a fonte, as mudanças para o Procurement são exactamente estas adaptações de mentalidade, e começam também pela adopção de práticas mais adequadas para o Procurement, tanto a nível de estratégias como de filosofias. “Porque é que precisamos de um departamento de compras?”, interroga sarcasticamente Philip Ideson, da Art of Procurement, “Se se quer envolver numa verdadeira transformação nunca perca esse «porquê» de vista”, responde de seguida.

Também algo que não se deve perder de vista são os benefícios da transformação para o Procurement, pois servem de motivação para o bom desempenho da equipa, e virão corrigir vários problemas do quotidiano, facilitando a vida aos diferentes departamentos da empresa. Para além disso, irá criar uma maior eficiência, promover um nível mais elevado de eficácia e reduzir os custos.