À medida que as cadeias de abastecimento começam a ficar cada vez mais globais e sensíveis à mudança, uma cooperação entre os vários intervenientes da cadeia de abastecimento torna-se ainda mais premente.

Para alcançar estas constantes alterações do sector, as tecnologias de informação e comunicação (TIC), utilizadas na gestão de operações logísticas e de transporte, necessitam de interagir e partilhar informação de forma eficiente e interoperável. Além disso, os próprios stakeholders devem estar habilitados a partilhar entre si, informação de acordo com o seu próprio negócio.

Com o propósito de melhorar a eficiência logística e alcançar os objectivos políticos de reduzir o impacto ambiental, é necessária uma mudança de paradigma em torno da interoperabilidade.

Mais do que nunca, o sucesso a longo-prazo, das empresas logísticas existentes, depende de ter os processos mais rentáveis, transparentes e flexíveis, assim como um excelente serviço ao cliente.

O rápido crescimento do e-commerce e da procura por parte dos consumidores, bem como a pressão de novos concorrentes que vão entrando no mercado, exigem uma transformação dos processos em papel, para o digital.

Em poucas palavras a logísticas digital é disto que se trata. Todas as informações passam a ser facilmente partilhadas de forma electrónica entre os vários intervenientes da cadeia logística.

O sector de logística B2B como um todo, quer ser digital. Mas o processo de conectar os vários stakeholders e facilitar a interoperabilidade entre uma vasta gama de diferentes sistemas e padrões, usados pela cadeia de abastecimento, tem sido desafiador e bastante dispendioso!

No entanto têm sido definidos modelos standard para a partilha de dados entre tecnologias de comunicação e informação (TIC), que vêm reduzir as pressões enfrentadas pelas empresas de logística e transporte, que se desejam interligar electronicamente à mesma infraestrutura. Aqueles que já investiram fortemente nessa área não são forçados a deixar de usar o que já têm.

Além disso, as tecnologias digitais emergentes e as soluções na cloud, vêm permitir o próximo nível de colaboração e a optimização das cadeias de abastecimento, iniciando desta forma, uma nova era de logística digital.

Uma das grandes vantagens é que, não são necessários investimentos avultados de arranque e implementação, nem tão pouco é necessário desperdiçar os sistemas existentes e investimentos já efectuados. Neste tipo de soluções o modelo de negócio é “pay as you go”.

Com o advento da logística digital, todo o percurso de uma encomenda é registado de forma digital. Por exemplo, muitas vezes quando recebemos uma encomenda, normalmente temos que assinar num dispositivo electrónico e não em papel. A assinatura é imediatamente comunicada ao sistema TIC do prestador de serviços logísticos (LSP). A assinatura simboliza a Prova de Entrega, permitindo ao LSP transmitir imediatamente ao remetente. Quando todas essas informações são trocadas entre LSPs, estabelecemos uma operação de logística digital. Muitas transportadoras, como a DHL Express, a UPS e a FedEx, estabeleceram essas redes de logística digital. O problema é que estas redes são fechadas dentro de cada uma destas organizações.

Estes “silos” operacionais devem-se tornar cada vez mais abertos e interoperáveis – precisamente o que iniciativas intersectoriais para a logística digital e integração das cadeias de abastecimento têm vindo a fazer.

Alguns dos principais benefícios da transformação digital, numa economia digital em crescente evolução:
1. Desenvolvimento de novos produtos
2. Melhor serviço ao cliente e mais satisfação dos clientes
3. Melhor e mais rápido acesso a informação em tempo-real
4. Processos e operações mais ágeis e eficientes
5. Aumento do controlo, visibilidade e colaboração
6. Novas fontes de receita

PARA CONCLUIR
Num ambiente em constante mudança, as tecnologias de informação e comunicação são um elo importante para a competitividade do sector.

Estas soluções colaborativas de gestão e optimização dos processos logísticos e de transporte, capacitam as empresas de extrair um conjunto valioso de informações, em tempo real, contribuindo para uma tomada de decisão com um valor inestimável.

Tornar a logística digital cria uma logística focada no cliente e por seu turno, uma vantagem competitiva a longo prazo no crescimento dos negócios. Por outro lado, proporciona maior transparência e visibilidade sobre as operações.

Pedro Sales | Business Developer |  MixMoveMatch.com
pedro.sales@mixmovematch.com