No contexto do comércio internacional português de bens e serviços, a Polónia representa menos de 1% das exportações e aproximadamente 1,1% das importações. No entanto, as exportações nacionais para aquele que é o maior mercado do conjunto de países da Europa Central e Oriental que aderiram à União Europeia em 2004 têm crescido ao ritmo de 10% ao ano desde 2012, de acordo com dados da aicep. A mesma percentagem de crescimento médio anual tem desempenhado o mercado polaco no volume de negócios da Garland Transport Solutions (GTS), empresa de transportes do Grupo Garland que, atenta a este fenómeno, lançou um serviço pioneiro de transporte de mercadorias de e para a Polónia.

Jorge Rocha, customer service national director da GTS, considera, por isso, que o potencial de crescimento para as empresas portuguesas é ainda grande.

A Polónia é um dos “mercados europeus emergentes”. “Com um mercado interno forte, baixo endividamento e posicionamento geográfico estratégico – com a fronteira terrestre mais longa do Espaço Schengen com o resto do norte e do centro da Europa, por onde passa grande parte das importações e exportações da União Europeia –, a Polónia é um país de grandes oportunidades para o mercado externo português”, considera.