A empresa de vestuário e acessórios irlandesa Primark está a apostar na sustentabilidade das suas matérias-primas, estando agora em cima da mesa o Paquistão, um dos principais produtores e abastecedores da cadeia internacional do retalho de moda. A aposta na formação dos agricultores é uma preocupação da cadeia, de modo a ir de acordo com os seus compromissos ambientais pré-definidos na sua Política de Comércio Ético e de Sustentabilidade Ambiental, inserida no Código de Conduta da empresa.

A sua primeira gama de produtos fabricados com algodão sustentável foi lançada há um ano, com matérias-primas provenientes de Gujarat, na Índia, apostando agora no Paquistão para se abastecer e ir ao encontro do “Sustainable Cotton Programme”, uma aposta da empresa iniciada em 2013 para a formação dos agricultores em métodos de cultura sustentável. A Cotton Connect é a responsável pela formação dos parceiros, tocando em temas como técnicas agrícolas mais apropriadas, selecção de sementes e plantação, gestão do solo e da água e a correcta utilização de pesticidas e pragas, recolha, avaliação da qualidade da fibra e classificação e armazenamento do algodão colhido.

“O Paquistão, com um solo fértil que cria um ambiente idóneo para o crescimento do algodão, uma indústria têxtil consolidada na região e rotas comerciais sólidas para outros mercados, é já um país de abastecimento chave para a Primark”, conta a empresa.

O CEO da CottonConnect, Alison Ward, conta que se encontram satisfeitos com a parceria feita com a Primark, e que esperam continuar a dar formação a mais agricultores sobre métodos de cultura sustentável. “Vemos um enorme potencial entre a comunidade de agricultores do Paquistão e esperamos trabalhar em estreita colaboração com a REEDS [Associação para a Educação Rural e o Desenvolvimento Económico] para desenvolver um programa que vá ao encontro das necessidades dos produtores locais de algodão”.

“Estamos muito orgulhosos do nosso Programa de Algodão Sustentável e estamos muito satisfeitos de podermos utilizar a nossa experiência na Índia para ajudarmos a formar e darmos apoio à comunidade de agricultores do Paquistão”, conta Katharine Stewart, Directora de Comércio Ético e Sustentabilidade Ambiental da Primark.

De acordo com as expectativas da empresa, até 2022 terão mais de 30.000 agricultores adstritos ao programa para receberem formação sobre os novos métodos de cultura de algodão.