A F5IT tem vindo a desenvolver novas funcionalidades para o WareFlex – solução de gestão de armazém integrada com o Sage X3 – sendo uma delas a incorporação de Inteligência Artificial para otimizar as localizações de picking.
Um dos maiores desafios para os responsáveis de logística é o picking, pois é uma das tarefas que consome mais tempo, influencia a produtividade e tem um impacto maior a nível do serviço ao cliente. Como refere Cristina Wang, WareFlex Product manager, uma parte significativa do tempo não é despendida a recolher o produto, mas sim no deslocamento para o fazer. “Não temos de pedir ao operador para andar mais depressa, mas sim garantir que fornecemos as condições necessárias para que tenha de andar menos”, afirma.
A F5IT tem vindo a desenvolver algumas funcionalidades ligadas a uma ferramenta de Inteligência Artificial, o Microsoft Co-Pilot, com o objetivo de tornar as operações mais eficientes. Nesta ferramenta consta uma lista de regras como frequências do picking, histórico de vendas, sazonalidade, níveis de stock, entre outros, para as quais são apresentadas sugestões para otimizar as operações no armazém, uma delas o picking. Através de poucas interações é possível executar a sugestão para reaprovisionamento das zonas de picking.
Destaca-se ainda um nova ferramenta de arquitetura 3D, que mapeia o armazém que permite, através de um sistema de cores, saber onde o artigo está posicionado e se é necessário realizar ajustes.
A evolução do WareFlex foi realizada com base em feedback que a F5IT foi recolhendo ao longo das implementações em armazéns. O objetivo passa por garantir que é despendido menos tempo a navegar na operação, melhorar a visibilidade e ter uma menor curva de aprendizagem.


