O novo centro de distribuição da Aldi em Bardon, no Reino Unido, começou a receber frutas e legumes. Com um investimento superior a 500 milhões de libras, a infraestrutura deverá expedir mais de 6.000 paletes de produtos frescos por dia quando estiver plenamente operacional, em 2027.

A Aldi iniciou a operação de frutas e legumes no centro de distribuição de Bardon, em Leicestershire, naquela que é apresentada como a maior infraestrutura logística automatizada do Reino Unido. Os primeiros produtos, entre os quais gengibre e abacates, chegaram ao armazém a 16 de setembro, tendo a primeira palete sido expedida no dia seguinte.

O arranque desta nova fase acontece quatro meses depois do início das operações no centro, inaugurado em maio. A Aldi investiu mais de 500 milhões de libras na infraestrutura, integrada num plano de investimento de 1,6 mil milhões de libras no Reino Unido durante 2026 e 2027.

Quando atingir a capacidade total, em 2027, o centro deverá movimentar, nos períodos de maior procura, mais de 1,5 milhões de quilos de frutas e legumes por dia. A operação estará preparada para expedir diariamente mais de 6.000 paletes de produtos frescos para centenas de lojas da cadeia no mercado britânico.

Com cerca de 121 mil metros quadrados, a plataforma terá capacidade para processar perto de sete milhões de paletes por ano e deverá empregar aproximadamente mil pessoas.

 

Três ambientes com temperatura controlada

A operação de frescos está distribuída por três áreas com controlo de temperatura, adaptadas às diferentes necessidades dos produtos. A infraestrutura inclui uma zona refrigerada para alimentos como maçãs e cenouras e uma câmara específica para bananas.

Na área refrigerada, as paletes são colocadas automaticamente em estruturas de armazenagem em altura. Quando chega o momento da expedição, sistemas shuttle retiram-nas e encaminham-nas para a preparação dos envios.

A solução de automatização, desenvolvida pela Cimcorp, destina-se a acelerar o fluxo dos produtos entre a receção e a expedição, mantendo as condições necessárias para preservar a frescura e prolongar a vida útil de artigos com exigências distintas, como saladas, bananas e frutos vermelhos.

Segundo Jonathan Heaton, Regional Managing Director de Bardon na Aldi UK, a logística de produtos frescos representa um dos desafios mais complexos da distribuição alimentar, devido à necessidade de garantir rapidez e precisão ao longo de todo o percurso entre os fornecedores e as lojas.


“A tecnologia que implementámos com a Cimcorp permite-nos movimentar volumes muito elevados, mantendo a precisão e o cuidado exigidos pelos produtos frescos”, afirma o responsável.

Jonathan Heaton acrescenta que o investimento procura também reduzir os custos de movimentação entre fornecedores e pontos de venda, apoiando a estratégia de preços da cadeia e o crescimento da sua rede no Reino Unido.

Mikko Kumpulainen, System Planning Development Manager & Key Account Manager da Cimcorp, destaca, por sua vez, a capacidade da solução para responder às oscilações da procura e à complexidade de uma operação alimentar com grandes volumes.

O novo centro acrescenta capacidade à rede de distribuição da Aldi, que tem como objetivo de longo prazo alcançar 1.500 lojas no Reino Unido.

A empresa afirma vender anualmente cerca de 2,2 mil milhões de unidades de frutas e legumes, incluindo mais de 300 milhões de bananas, 80 milhões de maçãs e 160 milhões de batatas. Até ao final de 2027, pretende aumentar em 14% o número de porções de frutas e legumes comercializadas.

A infraestrutura de Bardon é também, segundo a Aldi, o armazém com menor intensidade carbónica de todo o grupo Aldi South. A cobertura integra 19.000 painéis solares.