Os portos de Aveiro e da Figueira da Foz alcançaram um desempenho positivo no primeiro semestre do ano, ainda que em registos diferentes. O porto de Aveiro teve o melhor semestre de sempre da sua história, e o porto da Figueira da Foz alcançou uma recuperação positiva no segundo trimestre após ter sido atingido pelo mau tempo.
O porto de Aveiro registou o melhor semestre de sempre em movimentação de mercadorias. De janeiro a junho de 2026, movimentou 3.288.679 toneladas, correspondente a um crescimento de 15,37% face ao período homólogo.
Este resultado foi impulsionado pelo desempenho de vários segmentos de carga. Destacam-se os combustíveis líquidos, que cresceram 43,46%, atingindo 452.291 toneladas, os produtos químicos, com 447.228 toneladas (+12,71%), e os minerais não metálicos, que totalizaram 396.742 toneladas (+32,28%).
A maior fatia de atividade do porto continuam a ser as operações de importação, que correspondem a cerca de 81% de carga movimentada, enquanto as exportações representam aproximadamente 19%.
O desempenho do porto foi acompanhado por um aumento da atividade marítima, com a escala de 543 navios (+17,53%), e um crescimento da arqueação bruta para 3.584.138 GT, mais 18,77% do que no período homólogo.
Por sua vez, o porto da Figueira da Foz, que foi fortemente afetado pelas intempéries, registou uma recuperação positiva na sua atividade durante o segundo trimestre do ano, alcançando um crescimento de 5,35% face ao período homólogo.
Como resultado da melhoria das condições de navegabilidade, o porto da Figueira da Foz já pode receber no Terminal de Granéis Sólidos, navios com caldos até sete metros, acima do limite praticado de 6,5 metros, desde que a altura da ondulação nao ultrapasse 1,5 metros.
Este aumento do caldo máximo reforça a competitividade do porto no atual contexto, uma vez que amplia a sua capacidade operacional, e permite responder de forma mais eficaz às necessidades dos operadores e às exigências do mercado, atraindo novos fluxos de carga e de escalas de navios.
Em comunicado, o porto afirma que continuará a trabalhar em estreita articulação com toda a comunidade portuária para consolidar esta recuperação, reforçando a sua competitividade e afirmando-se como uma infraestrutura estratégica para a economia da região.


