O primeiro de dois tubos com 1.140 metros de comprimento cada foi rebocado por via marítima desde o Porto de Aveiro até à Praia de Mira, onde será instalado ao serviço da Flatlantic Seastainable Flatfish Village, unidade de produção de pregado e linguado em desenvolvimento naquela zona costeira.
A operação de carga de projeto contou com a preparação e o apoio logístico do Porto de Aveiro. As estruturas tinham chegado da Noruega, também por reboque marítimo, tendo sido recebidas no Terminal Norte, onde decorreu a montagem dos equipamentos em meio aquático, bem como a preparação técnica necessária para o seu transporte até à Praia de Mira e posterior integração na unidade de aquacultura.

Depois de instalados, os tubos passarão a integrar o sistema de captação e renovação de água do mar da Flatlantic Seastainable Flatfish Village, garantindo o abastecimento contínuo necessário ao funcionamento da unidade.

 

Infraestruturas adaptadas a operações especiais

A operação exigiu a disponibilização de áreas operacionais, condições técnicas e apoio logístico ajustados às características e dimensões dos equipamentos. Segundo o Porto de Aveiro, este projeto demonstra a sua capacidade para receber, preparar e apoiar cargas de projeto associadas a investimentos industriais e à economia do mar.

A versatilidade do Terminal Norte e a possibilidade de realizar trabalhos diretamente em meio aquático permitem responder a operações que exigem soluções logísticas à medida, desde a receção e preparação das estruturas até à sua expedição para o local de instalação.

A Flatlantic Seastainable Flatfish Village será dedicada à produção de peixe plano, nomeadamente pregado e linguado, sendo apresentada como uma das maiores unidades europeias deste segmento.