A Americold anunciou uma nova relação de longo prazo com a Jerónimo Martins para a gestão de operações de cadeia de frio em Portugal. O acordo plurianual envolve o armazenamento e a preparação de cerca de 12 milhões de caixas de produtos congelados por ano, destinadas a aproximadamente 300 lojas no país.

A operação ficará centralizada na instalação da Americold em Lisboa, reforçando o papel desta unidade como hub estratégico para a cadeia de frio no mercado português. Para suportar o novo volume operacional, a empresa realizou melhorias na infraestrutura, incluindo a requalificação de câmaras frigoríficas e o aumento da capacidade de processamento.

Segundo a Americold, estas intervenções refletem a sua capacidade para adaptar rapidamente a infraestrutura às necessidades dos clientes, combinando capacidade operacional, tecnologia e soluções desenhadas à medida para redes de retalho com elevada complexidade logística.

A parceria com a Jerónimo Martins enquadra-se na estratégia de crescimento da Americold no segmento das operações de retalho na Europa. Rob Chambers, CEO da empresa, refere que o reforço das parcerias com clientes-chave e a expansão do negócio de retalho a nível global são prioridades de crescimento para 2026, sublinhando que este é o segundo grande cliente de retalho conquistado pela Americold na Europa no último ano.

Do lado da Jerónimo Martins, Ricardo Mestre, diretor de Logística, destaca a experiência da Americold em armazenagem a temperatura controlada e a capacidade de assegurar fiabilidade operacional como fatores determinantes para a relação. O responsável sublinha ainda a capacidade da empresa para escalar, investir em infraestrutura e adaptar a operação às necessidades da rede de lojas em Portugal.

O contrato abrange a gestão de armazenamento e operações de store case pick fulfillment, uma componente particularmente exigente pela necessidade de precisão, regularidade e capacidade de resposta a redes de lojas com elevada cadência operacional. Richard Winnall, presidente internacional da Americold, destaca que, a esta escala, o abastecimento preparado para loja exige “precisão e consistência”, áreas em que a empresa posiciona o seu modelo operacional standardizado e as equipas especializadas como fatores diferenciadores.

A nova operação terá também impacto no emprego local. De acordo com a Americold, a colaboração com a Jerónimo Martins criou mais de 80 novos postos de trabalho, aumentando a força de trabalho da unidade em mais de 40%.