A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) concluiu uma intervenção localizada no Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, assegurando a reposição das batimetrias aos –17 metros (ZH) e reforçando as condições de segurança e operacionalidade para a receção dos maiores porta-contentores do mundo.
A APS concluiu a intervenção de nivelamento dos fundos do Terminal XXI, no Porto de Sines, repondo as batimetrias daquela infraestrutura aos –17 metros (ZH), consideradas críticas para garantir elevados padrões de segurança e eficiência operacional.
De carácter minimalista e imediato, a operação não correspondeu a uma dragagem integral do terminal, mas sim a uma ação localizada, desenhada para assegurar uma profundidade uniforme ao longo do cais. O objetivo passou por eliminar riscos associados a irregularidades no fundo, preservando a normalidade das operações e evitando impactos na disponibilidade da infraestrutura.
No total, foram dragados cerca de 235 m³, num procedimento técnico semelhante aos realizados em 2011 e 2015, que tiveram igualmente como finalidade a correção pontual de picos de rocha suscetíveis de condicionar a operação segura dos navios que escalam o terminal.
Vocacionado para a receção dos maiores navios porta-contentores atualmente em operação, com capacidades superiores a 24.000 TEU, o Terminal XXI mantém assim as condições necessárias para continuar a desempenhar um papel central nas rotas marítimas globais. Com esta intervenção, a autoridade portuária garante que Sines permanece plenamente apto a responder às exigências do shipping de longo curso e a servir de porta de entrada e saída para os principais centros de consumo mundiais.
Ao mesmo tempo, a manutenção das batimetrias reforça a atratividade do porto para importadores e exportadores ibéricos, assegurando fiabilidade operacional, continuidade de serviço e competitividade num contexto de crescente pressão sobre as cadeias globais de transporte de contentores.



