A GXO Logistics vai operar o primeiro centro de consolidação logística do aeroporto de Luton, em Londres, o qual vai gerir as mercadorias que abastecem as lojas e restaurantes da infraestrutura aeroportuária.

Em 2025, Luton recebeu mais de 17,5 milhões de passageiros, o que o torna um dos mais movimentados do Reino Unido.  É para lidar com a complexidade logística associada aos produtos que abastecem os restaurantes e as lojas do aeroporto que surge esta parceria.

“A abertura de um centro de consolidação dota o aeroporto de Luton de uma abordagem logística mais inteligente, mais eficiente e mais simplificada para gerir as centenas de milhar de produtos que entregamos às 40 lojas e aeroportos todos os anos”, refere, em comunicado, o diretor de operações de Luton, Neil Thompson.

O centro de consolidação ficará localizado num dos três hangares do aeroporto, os quais estão a ser alvo de um investimento de 11,5 milhões de libras.

Os concessionários vão beneficiar de um serviço de apoio ao cliente multifacetado, que inclui notificações em tempo real sobre o percurso da respetiva carga e tempos de entrega. A GXO vai implementar o Sistema STREAM, que permite monitorizar, reportar e gerir os níveis de serviço. Para os retalhistas, este sistema garante que as lojas são abastecidas de forma consistente, com os produtos certos, no tempo certo.