A Six Overseas Transport Solutions, S.A. realizou, no final de novembro, uma operação de descarga, no porto de Leixões, que envolveu unidades circulares de aço provenientes do navio Emerald Qushan. 

A operação, considerada pela empresa como de “elevada complexidade”, decorreu sob um plano “operacional controlado, com forte coordenação entre o navio, o terminal e as equipas de estiva, assegurando a segurança, estabilidade de manuseamento e fluidez de execução”.

A descarga foi efetuada com recurso a guindastes de terra, tendo recorrido a vigas de elevação e lingas, privilegiando levantamentos verticais e movimentos estáveis para minimizar oscilações e proteger carga ao longo da sequência de içamento.

Durante a viagem ocorreram períodos de vento forte que exigiram alguns cuidados, desde logo a remoção de folhas plásticas exteriores de topo e laterais para evitar riscos no convés e prevenir a perda de plástico para o meio marinho. O material removido foi acondicionado no porão, mantendo a área de trabalho controlada e segura, segundo a Six Overseas.

No fim da operação, a carga permaneceu protegida por cinco camadas de plástico, e não se registaram ocorrências de entrada de água ou humidade nas zonas inspecionadas. Evitou-se a abertura de mais unidades para reduzir a exposição após a chegada e minimizar o risco de marcas de corrosão induzidas por manuseamento posterior.