A formação avançada para 2026 do INEGI aposta nos grandes eixos de transformação da indústria — digitalização, sustentabilidade e energia — combinando conhecimento técnico com aplicação prática em contexto empresarial. O objetivo passa por preparar profissionais e organizações para responder a desafios concretos da indústria atual e futura.
O calendário formativo do INEGI arranca a 9 de fevereiro de 2026 e integra cinco novos cursos, alinhados com áreas críticas para a competitividade industrial: Gestão da Água na Produção do Hidrogénio; Inteligência Artificial na Indústria; Human Centric Manufacturing; Desenvolvimento de Novos Produtos e Sistemas e Sensores e Análise de Dados.
As novas formações refletem tendências estruturais como a transição energética, a gestão eficiente de recursos, a integração de dados e inteligência artificial nos processos produtivos e a valorização do fator humano na indústria.
Para além destas novidades, o portfólio inclui um conjunto alargado de cursos técnicos e avançados, bem como a possibilidade de desenvolver programas de formação customizados, ajustados às necessidades específicas de empresas, setores ou equipas.
A iniciativa é promovida pelo INEGI, no âmbito da sua estratégia de capacitação para uma indústria mais digital, sustentável e resiliente.



