A União Europeia (UE) propôs esta segunda-feira a adoção de um sistema de preços mínimos como alternativa às tarifas antidumping impostas em 2024 sobre os veículos elétricos produzidos na China.

Um documento divulgado pela Comissão Europeia adianta que os preços mínimos deverão ser fixados “num nível adequado para corrigir os efeitos dos subsídios”. O objetivo é evitar as distorções de concorrência e restabelecer condições equitativas para a indústria europeia.

De acordo com o porta-voz de Comércio da União Europeia, Olof Gill, esta proposta serve como orientação para exportadores chineses interessados em aderir ao mecanismo. Está a ser discutida com Pequim há cerca de um ano, tendo um primeiro fabricante solicitado, no final de 2025, a aplicação de um sistema alternativo.

Numa reação tornada pública, a Câmara de Comércio da China na União Europeia classificou a proposta como um “resultado alcançado por meio do diálogo e das consultas” entre as duas partes. E adiantou que o modelo pode contribuir para uma resolução mais fluida da disputa comercial envolvendo os veículos elétricos.

As tarifas antidumping impostas pela UE no ano passado foram justificadas como resposta a subsídios estatais concedidos pela China, os quais, segundo as autoridades europeias, introduzem distorções nos preços e prejudicam a competitividade dos fabricantes automóveis europeus.