A Rhenus Logistics procedeu ao transporte internacional de um esqueleto de dinossauro, um Triceratops restaurado, entre a cidade italiana de Trieste e uma galeria em Dallas, nos Estados Unidos.

O transporte foi comissionado pela ZOIC, uma empresa especializada na reconstrução de fosseis. Este esqueleto, encontrado numa formação geológica do Dakota do Sul, pesa 318 quilos e tem 80 centímetros de altura, com 185 centímetros de longitude.

Em comunicado, a Rhenus nota que transportar um fóssil com mais de 65 milhões de anos requer “um planeamento meticuloso” e conformidade com as regulações internacionais.

Assim, a ZOIC concebeu uma embalagem própria para proteger o fóssil durante a viagem, usando sistemas de absorção do choque e materiais especializados. Por sua vez, o operador logístico coordenou toda a cadeia de transporte, desde a recolha no atelier de restauro até ao trânsito até ao aeroporto de Malpensa, em Milão, e daí até Dallas, através da Cargolux, culminando na entrega na galeria destinatária.

“A logística desempenha um papel estratégico quando se trata de bens materiais. Não estamos apenas a mover um objeto. Estamos a salvaguardar uma herança científica e histórica, o que exige perícia e responsabilidade”, comenta, a propósito, Paola Calloni, Air Freight Product country manager da Rhenus Itália.