A Auchan associou-se à IBM para instalar 50 mil paletes “inteligentes” nos seus armazéns e lojas em França. Trata-se das Smart Green Pallets, desenvolvidas pela tecnológica, e que permitem reforçar a traceabilidade dos produtos e reduzir a pegada de carbono.

Criadas a partir de plástico reciclável, estas paletes estão equipadas como sensores de IoT capazes de recolher e transmitir, em tempo real, dados sobre a geolocalização e a temperatura, entre outros. O objetivo da sua utilização é, segundo a Auchan, reduzir as perdas e o desperdício alimentar e, por consequência, a pegada de carbono associada à logística.

Um teste envolvendo dez mil unidades permitiu validar esta abordagem, com as paletes conectadas a garantirem a qualidade de produtos sensíveis, nomeadamente dos refrigerados, limitando quebras e perdas que representavam até 5% das emissões de carbono no ciclo logístico.

Outra das vantagens associadas a esta inovação é o facto de as paletes serem mais leves e recicláveis. Assim, uma Smart Green Pallet pesa menos um terço de um modelo tradicional em madeira, facilitando a sua manipulação, diminuindo os acidentes de trabalho e reduzindo o consumo de combustível durante o transporte.

As duas empresas estimam que, num ciclo de oito anos, a substituição de paletes clássicas por esta nova geração permitirá evitar a emissão de mais de 21 mil toneladas de dióxido de carbono.