O projeto aeronáutico Flying Whales, para o transporte de cargas pesadas em dirigível, vai avançar com a construção da sua primeira fábrica: localizada em Laruscade, junto à cidade francesa de Bordéus, acaba de obter autorização das autoridades locais, que reconheceram o seu interesse público.

Em causa está a conceção, produção e certificação do dirigível LCA60T.  Apresentando-se como maior artefacto voador do mundo, oferece alguns desafios, obrigando, segundo o CEO da empresa, Vincent Guibout, a reinventar os processos industriais do setor.

Além desta unidade de produção, a Flying Whales prevê instalar outras duas: uma no Canadá e outra na China. No entanto, o projeto está mais avançado em França, graças a um acordo assinado em 2019.

Com a autorização de construção concebida pelo município, começam as obras do edifício e a contratação de equipas, sendo que, de acordo com o cronograma, o primeiro voo deverá acontecer em 2027, seguido de provas de certificação em terra e no ar, de modo a que as operações comerciais se iniciem em 2029. Os promotores do projeto estimam colocar no mercado 750 dirigíveis até 2034.

Com 200 metros de comprimento e 50 de diâmetro, foi pensado para o transporte rápido de cargas até 60 toneladas, destinadas a lugares de difícil acesso e distantes dos portos marítimos. A flutuabilidade da nave é assegurada por 200 mil metros cúbicos de hélio e a navegabilidade recorre a 32 motores híbridos elétricos.

Do ponto de vista da sustentabilidade, o sistema possibilita uma poupança de emissões entre os 60 e os 87%, por comparação com o transporte por camião ou helicóptero. Com um peso de 100 toneladas, o dirigível tem capacidade para voar a três mil metros de altitude e deslocar-se a uma velocidade de até 100 km/hora, com uma tripulação de apenas duas pessoas – piloto e operador de carga.

A sua construção envolve uma linha de montagem com 65 metros de altura e 265 de comprimento, o que converterá a fábrica francesa no edifício mais alto em funcionamento na Europa. O projeto constará de dois hangares e dois edifícios de montagem cobertos por um revestimento têxtil, a par das oficinas, em madeira, e de uma zona para aterragem e descolagem.