Os portos marítimos da União Europeia movimentaram cerca de 3,4 mil milhões de toneladas de carga (peso brito) em 2024. Trata-se de um volume em linha com o de 2023, mas inferior ao recorde alcançado na última década, e que se situou nos 3,6 miil milhões de toneladas em 2019.
De acordo com o Eurostat, organismo estatístico da União, o porto de Roterdão, nos Países Baixos, continua a ocupar a primeira posição, tendo movimentado 397 milhões de toneladas o ano passado. O de Antuérpia, na Bélgica, ocupa o segundo lugar, com 244 milhões, seguindo do de Hamburgo, na Alemanha, com 97 miilhões.
Entre os dez principais portos comunitários, quatro assinalaram crescimento no volume de carga que geriram em 2024, face ao ano anterior: Valência (+3,6%) e Algeciras (+2.6%), ambos em Espanha, registaram as maiores subidas. No outro extremo, estão os portos de Contanta, na Roménia (-14.3%) e de Gdańsk, na Polónia (-11.0%), com as maiores descidas.
O Eurostat dá ainda conta dos principais bens transportados por via marítima o ano passado: à cabeça estão o carvão e a linhita, o crude e o gás natural, representando 19% do total. O coque e produtos petrolíferos correspondem a 16,5%, enquanto produtos da indústria de mineração respondem por 7,4%. Os bens alimentares, bebidas e tabaco totalizam 4,9% da carga movimentada pelos portos da União Europeia.



