Portugal exportou, entre janeiro e setembro, 53,3 milhões de pares de sapatos, no valor de 1.321,7 milhões de euros, o que representa um aumento de 3,8% em quantidade, e 2,1% em valor, face ao período homólogo, avança a APICCAPS.
“Este desempenho evidencia a forte capacidade competitiva do setor num contexto internacional desafiante e marcado por instabilidade em mercados estratégicos como a Alemanha ou França”, pode ler-se no comunicado do organismo.
Destacam-se o crescimento do calçado de segurança (+17% em valor), do calçado para criança (+6%) e do calçado em materiais têxteis (+18,8%). O calçado em couro – o principal agregado das exportações nacionais – manteve-se estável em valor.
O principal destino do calçado português continua a ser a Europa, que reúne cerca de 80% das exportações. As vendas para o mercado europeu cresceram 5,9% em quantidade (47 milhões de pares) e 4,4% em valor, atingindo 1.098 milhões de euros.
Dentro da Europa, destacam-se os aumentos registados na Alemanha (+11,3%, para 372 milhões de euros) e em Espanha (+20,6% para 139 milhões de euros). Por sua vez, França registou um ligeiro recuo de 0,4% para 263 milhões de euros.
Fora da Europa, os EUA mantêm a recuperação, mesmo após o início do ano ter sido marcado por uma forte volatilidade. “Embora ainda se observe um recuo de 7,9%, o setor está já longe das quebras mais pronunciadas observadas no primeiro trimestre”, afirma a APICCAPS. Já nos mercados asiáticos, destacam-se a Coreia do Sul (+18,2%) e o Japão (+4,8%), aproximando-se ambos dos três milhões de euros.
Estes resultados “refletem a enorme capacidade de adaptação da indústria portuguesa num momento de grande complexidade, que soube ajustar-se rapidamente às novas dinâmicas de consumo”, indica Luís Onofre, presidente da APICCAPS.



