A Sonangol, empresa petrolífera estatal de Angola, anunciou esta semana o lançamento do portal dos fornecedores, uma plataforma digital para registo, qualificação e gestão dos parceiros de negócio.
Num anúncio publicado no Jornal de Angola, a petrolífera adianta que esta plataforma “permitirá que as empresas se tornem em parceiros estratégicos e participantes de processos concursais até à faturação”. O modelo de relacionamento está já ativo.
O objetivo é – pode ler-se – “garantir maior transparência de aquisição de bens e serviços”, através de processos contratuais “mais transparentes e acessíveis a todos”, mas também “maior eficiência, com maior agilidade na gestão de compras e contratações públicas”. No mesmo anúncio, afirma-se que o portal conferirá maior imparcialidade e igualdade de oportunidades a todos os fornecedores.
Assim, as empresas podem registar-se e atualizar os respetivos dados, deste modo tendo acesso a oportunidades ao nível dos concursos públicos, concursos limitados por prévia qualificação ou por convite, além de contratações simplificadas, emergenciais e específicas do setor petrolífero.
As empresas podem, assim, apresentar as suas propostas e depois acompanhar os processos, monitorizando as licitações e as decisões tomadas.



